Ab Lucem »

Lost Stars – Adam Levine, filme ‘Begin Again’

February 1, 2015 – 3:42 am |

Alguns anos separam meu último post neste que um dia chamei de ab lucem. Recebi e-mails solicitando novos textos, reclamações, perguntas do ‘porque parei’. O fato é que não andava muito inspirado a escrever. Bem, …

Read the full story »
Ab Lucem
Fotografia
Opinião
Nao Verbais
Cinema
Home » Ab Lucem, Cinema, Clássicos

Orson Welles em “Guerra dos Mundos”

Submitted by on August 14, 2007 – 2:27 amOne Comment

Orson Welles é até os dias de hoje mundialmente reconhecido como um dos maiores diretores que jamais nos deleitou com a sua [sétima] arte. Reconhecido como criança prodígio desde a idade de seis anos, recebeu uma educação privilegiada de seu padrasto. Eram constantes as viagens internacionais aonde Dr. Bernstein (tal qual o Mr. Bernstein de “Cidadão Kane”-aliás, há algo de autobiográfico no filme além das claras alusões a W.R.Hearst) aproveitava para abrir os olhos de seu pupilo com culturas diversas, idéias variadas, mas sem jamais esquecer os clássicos.

Justamente um clássico ajudou na grande ascensão de Welles no cenário teatral dos E.U.A.. Uma recriação de “Macbeth”, com atores não profissionais e negros (em plena década de 30) que mal conseguiam de início ler Shakespeare causou furor da alta sociedade nova-iorquina.
Um Welles de apenas 21 anos despontava como a grande sensação pela sua energia; um autor prolífico e com enorme sede de sucesso. Como conta o próprio Welles em famosa entrevista: “necessitava cruzar a cidade em um período de poucas horas, saindo dos ensaios do teatro em direção à CBS, a única maneira que achei foi utilizar uma ambulância. Busquei na legislação da época e não havia nada que não me permitisse fazê-lo, então o fiz”.
Foi numa dessas famosas apresentações da CBS, aonde ele interpretava clássicos, que aconteceu sua famosa transmissão de Guerra dos Mundos, de H.G. Welles. Tamanho foi o tom de veracidade que ele tentava transmitir no seu programa, dando uma idéia de transmissão jornalística real, que a população começou a se desesperar acreditando ser de verdade aquilo que escutavam nos rádios.

Quase preso, Welles teve que fazer declarações de imprensa, pedindo desculpas do ocorrido e que ele não sabia que a comoção era tamanha (diz-se que mentindo, que ele havia sido informado do que acontecia e isso nada mais fez com que ele aumentasse a grau de veracidade do programa).

Há anos li sobre esta história e sempre estive curioso para escutar a versão original, mas nunca a encontrei. Em recente busca no YOUTUBE encontrei a versão completa, que aproveito para retransmitir abaixo, assim como a coletiva de imprensa que ele deu após o programa.

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Leo Teles and Leo Teles, Leo Teles. Leo Teles said: Orson Wells War of the Worlds… Vale a pena ouvir de novo e conehcer a historia: http://leoteles.com/?p=93 […]

UA-2800362-11